sexta-feira, 20 de março de 2009

Leiam (esclarecimentos):

Como diz nosso colega o Francisco EIS-ME AQUI postando nessa budéga atas horas da madrugada porque não consigo dormir.

Ok, brincadeiras a parte, como já disse com várias pessoas da sala eu fiquei com vontade de criar esse blog quando vi a enxurrada de trabalhos que nós pegamos logo no início do curso. É assustador em poucas semanas se acumularem tantos deveres desde coisas fáceis (embora trabalhosas) como o Bulário proposto pela Mônica quanto aquele seminário super complexo de ética que a Débora pediu.

Eu não trabalho de manhã e mesmo assim preciso me organizar muito para entregar tudo na data e não ficar para trás no curso, aí fico imaginando quem trabalha ou tem filhos pra cuidar que correria que deve ser. Então resolvi criar esse espaço para nos organizarmos nos nossos estudos, afinal não é todo mundo que tem tempo pra fazer tudo e ajuda e cooperação é sempre bem vinda não?

Outra coisa, não quero que ninguém interprete isso como 'cola' ou então 'ah não tem o que fazer fica aí atrapalhando os outros' não é isso. Criei este espaço para AJUDAR na organização, não pra fazer coisa pros outros porque assim ninguém aprende não é? Da mesma forma que fui incentivada a criar este espaço posso excluir ele sem problemas, caso o pessoal não goste.

Logo ao lado, no about me tem o email que fiz do blog e meu email pessoal. Dúvidas, sugestões, reclamações, comentários, piriris de tudo quanto é jeito serão bem recebidos. Vale inclusive bater o pézinho.

E contribuições, é claro, serão muitíssimo bem vindas.


E agora vamos ao que interessa?

ESUTO DIRIGIDO - FARMACOLOGIA


Respostas


1. Farmacologia é a ciência que estuda os medicamentos, suas propriedades físicas, químicas e biológicas e sua ação no organismo.

3.
• Absorção: é a passagem da droga do local da administração para a corrente sanguínea.
• Distribuição: depois de ser absorvida a droga é 'espalhada' pelos vários tecidos do corpo.
• Biotransformação: são as alterações químicas que os fármacos sofrem dentro do organismo. Grande maioria deles são metabolizados no fígado.
• Eliminação: é quando a droga é excretada pelo corpo, em sua forma original ou em metabólitos.

7.
• Solução: é a mistura homogênea entre soluto e solvente
• soluto: é a droga em si
• solvente: é onde a droga será reconstituída (normalmente água destilada)

16. Paciente certo > medicação certa > dose certa > via certa > hora certa.

18. Via oral (o medicamento é depositado na boca e depois é ingerido) via sublingual (o medicamento é colocado embaixo da língua) via nasal (o medicamento é inalado com ajuda de uma sonda ou então borrifado) via ocular (o medicamento é administrado na conjuntiva dos olhos) via gástrica (sondas que facilitam a aplicação do medicamento) vias parenterais (são as vias de injeção. São elas: endovenosa, intramuscular, intradérmica e subcutânea) e via retal (o medicamento é administrado na região anal)

19. São remédios que interagem com microrganismos exercendo uma função antimicrobiana, podendo ser bactericidas ou bacteriostáticos. Ex.:
• penicilina benzatina (Benzetacil )
• ampicilina (Ampicil)
• cefalexina (Keflex)
• gentamicina (Garamicina)
• amicacina (Amicacin)

20. Ansiolíticos são os medicamentos usados no controle da ansiedade.
Ex.: diazepan, bromazepan.
Cuidados de enfermagem: evitar o consumo de álcool durante o tratamento, evitar o uso de ansiolíticos durante os primeiros meses da gestação.

21. Hipnóticos são os medicamentos que atuam na função do sono.
Ex.: midazonan.
Cuidados de enfermagem: orientar o cliente a evitar o consumo de álcool durante o tratamento com hipnóticos. Suspender o tratamento lentamente para não causar efeitos de abstinência.

22. Antidepressivos são os medicamentos que atuam no controle da depressão.
Ex.: amitriptilina, imipramina.
Reações adversas: tonturas, cefaléia.

23. Anticonvulsivantes são os medicamentos que atuam no controle das crises convulsivas.
Ex.: fenobarbital, fenitoína.
Cuidados de enfermagem: orientar o paciente sobre os riscos de dirigir e controlar máquinas perigosas durante o tratamento com anticonvulsivantes. Suspender o tratamento gradativamente, para evitar sintomas de abstinência.

24. Diuréticos são os medicamentos que aumentam a eliminação renal de sódio e água. O diurético de maior uso hospitalar é o furosemida (Lasix).

25. São medicamentos para tratamento da dor, febre e inflamações respectivamente. Costumam ser associados com outros medicamentos. Podem ser opiáceos (feitos a partir do ópio) ou não-opiáceos (não são derivados do ópio).
Ex.: dipirona (não-opiáceo) e meperidina (opiáceo)

26. Insulina é um hormônio que atua no metabolismo do açúcar. É produzida e excretada pelas ilhotas pancreáticas. Tempo de ação: as insulinas podem ser regular ou simples (absorvida rapidamente pelo organismo, em cerca de meia hora. Utilizada no tratamento da hiperglicemia severa e acidose diabética) insulina lenta ou NPH (insulina modificada para que seja liberada lentamente no organismo, prolongando sua ação) e insulina ultralenta (é a de ação mais lenta, iniciando-se em torno de 4h.)

27. Hipoglicemiantes orais são medicamentos que atuam no metabolismo do açúcar, porém não são derivados de insulina. Indicado para diabetes de adultos.
Hipoglicemiantes orais mais utilizados: clopropamida, glibenclamida.

28. Anti-hipertensivos são os medicamentos utilizados no controle da hipertensão arterial.
Ex.: nitroprussiato de sódio, metildopa.

29. Antieméticos são os medicamentos que aliviam os sintomas da náusea e vômito.
Ex.: dimedrinato, metoclopramida.

30. Vasodilatadores são os medicamentos que atuam nas arteríolas promovendo a vasodilatação e melhorando o fluxo sangüíneo tecidual.
Ex.: nifedipina.

31. Anticoagulantes são os medicamentos que previnem ou controlam os fenômenos tromboembólicos.
Ex.: heparina.

32. Vasopressores são os medicamentos que aumentam o tônus vasomotor e promovendo a vasoconstrição.
Ex.: dopamina.

33. Corticosteróides são os medicamentos derivados do hormônio cortisol produzido pelas glândulas supra-renais. São utilizados para normalizar as funções do organismo durante situações de trauma ou stress.
Ex.: hidrocortisona, prednisona.
Cuidados de enfermagem: fazer o controle de peso diariamente do paciente, monitorar pressão arterial.

34. Cardiotônicos são os medicamentos que aumentam a força de contração do músculo cardíaco. O principal grupo dos cardiotônicos são os digitálicos.
Ex.: digoxina, dobutamina (não digitálico)
Cuidados de enfermagem: monitorar pressão arterial e freqüência cardíaca. Identificar qualquer sintoma de intoxicação digitálica, principalmente em idosos.



É isso pessoal. Leiam, adaptem, ponham nas suas palavras.

E em breve, exercícios da prova de anatomia.

14 comentários:

  1. Esse Blog é muito interessante para os profissionais de Enfermagem, e estudantes..

    ResponderExcluir
  2. olha gostei muito, me ajudou bastante e espero contar sempre com vc.Pois estou fazendo tec. Enfermagem. valeu mesmo. um abraço.lu

    ResponderExcluir
  3. ótimo esse site seria legal aprofundar as metérias de farmacologia.
    valeu m ajudou muito!!

    ResponderExcluir
  4. parabéns pelo blog, muito interessante, estou fazendo o téc. em enfermagem e essa explicação de farmacologia foi ''mara''!

    ResponderExcluir
  5. Tb estou fazendo téc. enfermagem..ótimo o blog..Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Gostei salvou meu trabalho

    ResponderExcluir
  7. ADOREI ESSE BLOG, MUITO ME AJUDOU EM UM TRABALHO Q ESTAVA ME TIRANDU O SONO....PARABÉNS.....

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog,me ajudou muito sou estudante de enfermagem superior...sempre qdo puder poste mais coisas aprofundadas...

    ResponderExcluir
  9. ♥♥♥nicole bolina♥♥♥28 de agosto de 2011 13:03

    naum ligue para o que dizem de que o texto esta superficial... eu adorei mesmo! pwna que o ultimo texto foi de 2009 entao acho que a pessoa q criou isso nunka vai nem ler mas mesmo assim muito obrigada vc ajudou a todos!!!!! bjuxxx

    ResponderExcluir
  10. Adoreeii esse blog é incrível, me ajudou muito,nos meus trabalhos acadêmicos, e por fornecer uma linguagem fácil de se entender, aprendi muito mais sobre os fármacos.Obrigadoo.. e paraabéns!
    grande beijo

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito, estou fezendo o curso dr técnico de enfermagem e me ajudou muito a esclarecer sobre os medicamentos e as patologias.obrigada.

    ResponderExcluir
  12. muito bom esse blogue quando vc for postar novamente poste sobre gotejamento de soro por hora (calculos)e microgotas.

    ResponderExcluir